Nesse artigo, apresentaremos alguns pontos cruciais para a tomada de decisão, preste atenção aos detalhes, assim será possível ter melhor entendimento sobre os fatos.
Então você chegou até o lugar certo, para melhor entendimento, vamos lhe passar algumas dicas essenciais para ter uma loja virtual de sucesso.
Não é simplesmente, escolher o nome da loja, registrar o domínio e contratar uma plataforma pronta de loja virtual, e depois cadastrar seus produtos, publicar promoções na tentativa de atrair os consumidores.
É fundamental que sua loja esteja bem posicionada nos resultados de busca no tráfego orgânico, para que converta em resultados positivos, e assim alcançar o sucesso desejado.
Para que a loja virtual esteja bem posicionada nas pesquisas em tráfego orgânico, é necessário a contratação de uma plataforma que disponibiliza de todas as técnicas possíveis para que os produtos ou serviços sejam encontrados nos resultados da pesquisa nos motores de busca.
É muito simples, abra uma nova aba do seu navegador, faça uma busca por escrita ou comando de voz, com o nome de algum produto, note que o mecanismo de busca já apresenta os resultados relativos a sua pesquisa.
Às vezes e nem sempre, alguns desses produtos pesquisados, aparecem no topo do resultado, ou na lateral direita da tela, ou próximo ao rodapé da tela, ambos estão escrito como anúncios, esses anúncios são tráfego pago.
Logo abaixo na lista da pesquisa, vem os de tráfego orgânico.
No rodapé da página onde foi feito a busca, aparece uma paginação por exemplo: 1, 2, 3,4,.... e assim por diante.
Os produtos que estão em plataformas de alto desempenho e customizados com técnicas necessárias para o ranqueamento, aparecerão entre as primeira páginas da busca, isso mostra que esses produtos estão bem posicionados entre os primeiros.
É quando se faz a pesquisa de um determinado produto ou serviços, e esses são encontrados de forma orgânica ou seja naturalmente, sem que tenha sido pago aos mecanismos de busca para que eles apareçam nos resultados da pesquisa, esse é o tráfego orgânico, que significa que não foi pago.
Quando os produtos ou serviços estão melhor posicionados no resultado da pesquisa, maior será o tráfego de consumidores naquela loja virtual de forma gratuita.
O tráfego pago, é quando investe algum valor para aparecer nos resutados da busca, porém essas campanhas pagas, nem sempre aparecem nos resultados da busca.
Quando é feito uma pesquisa no mecanismo de busca, a campanha paga aparecerá entre uma e outra pesquisa, às vezes no topo da página, às vezes na lateral direita da página e algumas vezes no rodapé da página.
Na campanha paga, quanto maior for o investimento, maior será o tráfego de consumidores naquela loja virtual, tornando um ciclo vicioso, onde se paga para aparecer, e nem sempre acontece o resultado pretendido.
Se não tiver conhecimento e entendimento necessário para criar uma loja virtual, é melhor não fazer, pois vai perder muito tempo e jogar dinheiro fora, e ainda a marca não será encontrada e tão pouco conhecida pelos internautas que estão em busca de seu produto ou serviço.
Dê preferência em contratar uma empresa que tenha o conhecimento e entendimento para aplicar as técnicas necessárias para colocar a loja virtual em evidência e bem posicionada entre os principais players do mercado.
Para ser assertivo na contratação, é necessário que a empresa contratada, tenha profissionais especialistas em programação, auditoria e consultoria em e-commerce, esses profissionais farão os serviços de forma contínua, para que assim, os produtos e serviços estejam sempre se destacando entre os concorrentes.
Esses profissionais vão trabalhar continuamente, ou seja, sempre analisando o ranqueamento da loja virtual em comparação com os principais players do mercado, dessa forma, estarão aplicando novas técnicas para que mantenha o e-commerce bem ranqueado.
Trata-se de um mercado tecnológico virtual e competitivo, que está sempre evoluindo, pois é assim que os principais players estão sempre à frente e bem ranqueados nos resultados das pesquisas na internet.
Nem sempre as lojas virtuais prontas, essas que são contratadas através de plataformas automatizadas de e-commerce, fornecem esses serviços de auditoria e assessoria, inclusive as técnicas necessárias para que os motores de busca encontrem os produtos ou serviços das lojas virtuais por elas fornecidas.
As lojas virtuais bem ranqueadas são aquelas que aparecem nas primeiras páginas da pesquisa nos motores de busca, quanto mais acima a loja virtual estiver, melhor é o seu posicionamento.
Sabemos que, os consumidores que procuram por produtos ou serviços através da internet, fazem o seguinte processo, abre uma guia do navegador e escreve o nome do produto ou serviço pretendido, em caso de smartphone, alguns utilizam o comando de voz para falar o que está procurando.
O consumidor dificilmente escreve, ou fala na pesquisa o nome da loja ou marca, na grande maioria das vezes apenas escreve ou fala o nome produto ou serviço que está procurando.
Não adianta achar que criar e registrar o domínio com o nome do produto ou serviços para uma loja virtual, que assim ela será melhor posicionada, isso não acontece automaticamente, é necessário que as técnicas sejam aplicadas corretamente.
Faça uma simulação, acesse seu navegador, faça uma pesquisa de algum produto ou serviço, seja por escrita ou por áudio, e verifique os nomes das lojas que aparecem entre os primeiros resultados da busca, você vai notar que nem sempre o nome daquele produto ou serviço coincide com o nome da loja.
Para ter uma loja virtual de sucesso, antes de tudo, é necessário que tenha entendido o que foi informado nos parágrafos anteriores, e entender o que será apresentado a seguir.
Entender plenamente sobre a atividade que pretende trabalhar, ter conhecimento necessário sobre o produto ou serviço que vai comercializar na loja virtual, lembre-se disso, o conhecimento leva ao crescimento.
A loja virtual precisa ter muito acesso, ou seja, muitos consumidores tendo contato com os produtos ou serviços que estão expostos para que possam comprar, lembre-se disso, muitos contatos geram contratos.
Seja determinado(a), perseverante, compromissado(a), disciplinado(a), estude o mercado concorrente, acompanhe as tendências que estão acontecendo em sua atividade, seja prestativo(a) e proativo(a), acompanhe de perto todos os processos, seja líder, otimista, vista a camisa com dedicação, faça tudo isso, mas faça com muito amor.
Para montar uma loja, seja virtual ou física, quando bem planejada e bem montada, não tem preço e sim valor.
Alguns exemplos que são possíveis de encontrar na própria internet, onde algumas vezes mostra grandes negociações onde uma empresa foi comprada por outra.
E não é diferente, uma loja virtual bem ranqueada nos motores de buscas, marcando sua presença frequentemente, e permanecendo com evidência na internet, ela pode ser muito valorizada, e assim seu valor de mercado poderá surpreender a muitos, onde às vezes supera a casa dos milhões.
Entenda que não é tão simples como parece ser, é um processo bem complexo, que exige amplo conhecimento tecnológico para o desenvolvimento, mas fique tranquilo(a), com nossa assessoria, será possível que a loja seja bem posicionada.
Preste muita atenção! Para que isso aconteça, tenha uma boa visão de empreendedorismo, tenha uma mente aberta para entender nosso propósito e aceitar nossa metodologia, não desperdice tempo e nem dinheiro aventurando, contrate especialistas que realmente entendam do assunto para que possa lhe ajudar.
Entendemos que para montar qualquer tipo de loja, seja física ou virtual, sempre haverá investimento monetário, em alguns casos não há planejamento suficiente, e tão pouco cálculo financeiro necessário para cobrir todas as despesas e custos operacionais.
É necessário fazer um bom estudo para entender de quanto será todos os custos de investimento para abrir uma loja física ou loja virtual, pois ambas exigem muito conhecimento técnico e mão de obra especializada.
Vamos passar algumas dicas para comparações entre loja física e loja virtual, assim conseguirá ter uma visão mais ampla sobre o assunto.
Para abrir uma loja física, primeiramente procura encontrar um ponto comercial, seja para comprar ou alugar esse ponto, assim que definir o ponto pretendido vem a parte da documentação.
Caso tenha comprado o prédio do ponto comercial o procedimento é lavrar a escritura para a sequência do processo, caso tenha alugado, é necessário encontrar um fiador para garantia do aluguel e formalizar o contrato de locação.
Atente ao ponto comercial, verifique antes de fechar a contratação se o local é permitido para instalação comercial e que possa exercer sua atividade.
Procure encontrar um ponto comercial para montar a loja física em um local que tenha boa movimentação de pessoal, dependendo da sua atividade dê preferência para um local em que o tráfego de pessoas seja a pé.
Evite avenidas de tráfego rápido onde geralmente é intenso através de veículos, algumas das vezes nesses casos, os consumidores não têm tempo de parar para efetuar as compras, estão apenas de passagem.
Veja o exemplo de algumas grandes marcas, geralmente as franquias, elas preferem montar suas lojas em shopping center onde o tráfego de pessoas a pé é intenso.
Com o ponto definido e contratado, a próxima etapa é contratar uma contabilidade para fazer toda a documentação necessária para iniciar as atividades naquele local.
Agora inicia a contratação dos profissionais para fazer os serviços de infraestrutura necessários para o planejamento da loja, seja uma possível reforma ou repaginação do local.
Para esses serviços, o melhor é contratar profissionais especialistas em arquitetura e engenharia, para o desenvolvimento do projeto da fachada no exterior da loja, e designer de interior para a decoração interna da loja, assim evitará retrabalhos e desperdícios de materiais, tempo e dinheiro.
Em seguida, vem o desenvolvimento de projetos personalizados desde o planejamento estrutural de layout visual do exterior, assim como o design decorativo do interior, desta forma, deverá ser feita as customizações necessárias, para que a loja tenha sua identidade visual interna e externa da marca.
Para o desenvolvimento da marca e sua identidade visual aconselhamos que contrate uma Agência de Publicidade para loja virtual que disponha de profissionais especializados em designer gráfico e marketing.
Assim que os projetos estiverem prontos, vem a definição de quais serão os profissionais para executar a preparação e reforma necessária para tornar o ambiente em conformidade com as necessidades da marca.
Procure contratar mão de obra especializada para serviços depedreiro, eletricista, encanador, azulejista, vidraçaria, gesseiro, pintor, marmoraria, marcenaria, serralheria, comunicação visual, internet, TI, entre outros profissionais.
Dê preferência em contratar profissionais de sua confiança que você já conheça, ou que sejam indicados por pessoas que você confia.
Faça um bom contrato com todas as descrições necessárias para cada profissional, assim evitará aborrecimento, transtorno e desperdícios de tempo e dinheiro com as mãos de obras contratadas.
Depois de tudo planejado e os profissionais contratados, chegou o momento da compra dos materiais para a repaginação do local.
Seja planejado, faça uma lista completa de tudo que irá precisar, desde os materiais básicos até os de acabamento, inclusive os mobiliários, balcão caixa para recebimento, gôndolas, nichos, araras, vitrine, mesas, computadores, enfim todo o mobiliário necessário de acordo com as necessidades da marca.
Feito esse planejamento, vem a contratação de colaboradores para atender todas as necessidades da marca, assim que sua loja estiver pronta, esse será o momento de organizar os produtos que pretende comercializar e inaugurar sua loja e iniciar suas vendas.
Antes da inauguração faça uma inspeção geral, estando tudo certo em conformidade com o planejado, convide o corpo de bombeiros, a vigilância sanitária, entre outros órgãos de acordo com a necessidade da atividade, ou normas da prefeitura de sua cidade para conceder o alvará de funcionamento.
Com o alvará de funcionamento em mãos, é só agendar a data da inauguração, porém até então é uma minoria de consumidores que estão sabendo de sua loja física, então agora é preciso iniciar as campanhas para divulgação e informar a todos os consumidores de sua região que sua loja será inaugurada em tal data.
Para esses serviços, procure contratar uma empresa de marketing para que faça campanhas com estratégia para atingir o público alvo de sua marca.
Pronto, agora sua loja poderá ser inaugurada.
A loja física, a empresa fica limitada para vender seus produtos, ela consegue atender em seu bairro, sua cidade ou no máximo sua região.
Já a loja virtual, a empresa trabalha ilimitada, sem fronteiras, podendo vender seus produtos para um grande número de consumidores em todo o país, lembra-se do tráfego de pessoas em um shopping citado anteriormente, pois bem, o tráfego de pessoas na internet é muito maior, é necessário trazer esses consumidores até a loja virtual, para que haja a conversão de vendas.
Primeiramente ter em mente o que pretende vender pela internet, depois contratar uma agência de desenvolvimento para a criação da sua loja virtual, em seguida registrar o nome de domínio da marca, por exemplo sualoja.com.br. e ainda se for preciso aconselhamos que faça o registro da MARCA®, que é um processo diferente do registro do domínio.
Ao contratar nossos serviços faremos todo o processo para registro do domínio da loja, por exemplo sualoja.com.br. esse será registrado em seu nome por CPF ou CNPJ da sua empresa.
É possível sim, havendo interesse solicite uma proposta para os serviços de pesquisa, e todo o processo para concessão da MARCA REGISTRADA, inclusive toda assessoria para acompanhamento do registro.
Contratando os serviços para a criação e customização da LOJA VIRTUAL conosco, precisamos de 6 meses para que seja aplicada todas as configurações e técnicas necessárias para que os produtos sejam encontrados nos mecanismos de buscas na internet.
Durante esse período de desenvolvimento faremos todos os testes necessários e treinamento de seus colaboradores para que façam a manutenção da loja virtual, ou seja, a partir da data da contratação pode ir programando para inaugurar a loja virtual após os 6 meses.
Todos os produtos serão adicionados pelo próprio cliente contratante e seus colaboradores, nós fornecemos todo o suporte e orientações necessárias sobre como adicionar as descrições, características e fotos dos produtos.
Caso a empresa precise de serviços de assessoria e auditoria para o e-commerce, assim como os serviços técnicos para suporte e orientações, esses serão contratados de acordo com as necessidades da marca.
Para adicionar os produtos de forma organizada, crie uma pasta em seu computador com o nome da loja, dentro da pasta da loja crie pastas para as categorias, dentro de cada pasta de categoria crie uma pasta para cada produto.
Depois faça as fotos dos produtos e salve na pasta daquele produto, crie um bloco de notas com as descrições, características, marca, modelo e valor e salve na pasta do produto, depois é só fazer essa sequência na loja virtual e ativar o produto.
As vantagens são, baixo investimento em comparação com a loja física, na loja virtual os clientes podem fazer vários pedidos em tempo real, ou seja, compras simultaneamente ao mesmo tempo, sem a necessidade de ter um número expressivo de colaboradores vendedores para atender esses clientes ao mesmo tempo.
Os benefícios são, menos mão de obra de colaboradores, menos despesas em ambientes físicos, menos burocracia, entre outros benefícios, inclusive a oportunidade em vender para os consumidores de todo o país.
E ainda, a loja virtual tem a capacidade e a possibilidade de alcançar um público expressivo simultaneamente através da internet.
Para saber o valor para criar uma loja virtual, antes de tudo é preciso entender para atender as necessidades do cliente de acordo com seu perfil.
Esse entendimento é feito através de análises para definir a infraestrutura necessária para o perfil do cliente, depois de entendido, faremos um planejamento detalhado de acordo com as necessidades sobre os produtos ou serviços que pretende vender na loja virtual, e só assim conseguiremos passar o valor do investimento.
Nossa intenção é trabalhar de forma sistemática, para montar a loja virtual de forma que traga resultados perene e satisfatório para nossos clientes,
Para que isso aconteça precisamos desenvolver a plataforma focada na atividade que a loja irá exercer na internet, com isso, serão aplicadas todas as metodologias e técnicas necessárias para o bom posicionamento em motores de busca na internet.
Para contratar a loja virtual, é preciso no mínimo ter lido essa matéria e entendido os princípios básicos informados até aqui, onde apresentamos um pouco dos processos para montar uma loja virtual na internet.
Falamos também sobre algumas dicas e procedimentos para melhor entendimento sobre as situações, inclusive sobre o desempenho para o ranqueamento dos produtos ou serviços.
Porém algumas técnicas mais avançadas serão feitas por nosso time de especialistas após a contratação de nossos serviços.
Agora que está entendendo os procedimentos até aqui apresentados, essa é uma excelente oportunidade para começar, a procura por produtos e serviços através da internet é muito grande e as vendas no meio digital estão aumentando a cada dia.
Porém, para vender produtos ou serviços na internet, não é tão simples como parece ser.
Lembre-se das informaçãos até aqui apresentadas, é preciso que os produtos ou serviços disponíveis na loja virtual sejam encontrados facilmente pelos consumidores através dos motores de busca na internet, só assim poderá acontecer as vendas e ter sucesso no meio digital.
Nosso princípio é a dedicação em servir e ajudar as marcas através de nossos serviços e solucionar as necessidades para gerar resultados.